Thursday, November 29, 2007

Viajante Solitário


“Poupei cada centavo e então torrei tudo subitamente em uma grande e gloriosa viagem à Europa...”
Essa sempre foi uma das premissas do escritor de origem Franco-Americana, Jack Kerouac. No seu livro Viajante Solitário (Lonesome Traveler) publicado pela editora L&PM, ele descreve de forma natural e na maioria das vezes em tempo real suas viagens, transcrevendo fielmente para o papel, não só os detalhes, mas também as emoções de momentos arriscados, difíceis e tantos outros agradáveis, mas sempre embalado a anfetaminas e estimulantes afins, como em On The Road (Outro livro do autor, lançado no Brasil com o nome Pé Na Estrada).
O livro é formado por 8 textos autobiográficos escritos de forma espontânea, com toda a dose de suave loucura e inventividade beatnick que apenas Kerouac, e suas raras influencias conseguem obter. São relatos de suas viagens feitas por trem, rodovias e até mar adentro.
Entre os destinos estão México, França, Marrocos entre outros. O interessante da obra, necessariamente na criação da mesma, é que o escritor não se enfiou em um apartamento confortável e esperou que sua imaginação entorpecida lhe presenteasse com uma ficção vendável.
Ele simplesmente realizou uma vontade, registrou em escritos e encontrou uma editora para publicá-los. Embora o livro possua uma escrita espontânea, sua leitura requer uma concentração extra, uma materialização da situação pelo leitor. Certamente uma das mais ressaltadas características do escritor e da própria cultura beatnick que o mesmo ousou difundir através de seus livros. Em viajante solitário é possível facilmente notar o desprendimento do viajante com detalhes materialistas, a busca de grandes prazeres nas coisas simples, no caso na arte de sair por aí sem destino.
A própria frase que inicia este resumo já diz: reunir algum recurso financeiro para ser gasto de forma rápida em uma grande e gloriosa viagem.
Por Leonardo Caetano

0 Comments:

Post a Comment

<< Home